• Português
  • Inglês
  • Espanhol
Grupo Chorus

Trecho do Programa SR. BRASIL, da TV Cultura, exibido no dia 17 de março de 2011.

O Grupo

O gosto pela música vocal uniu amigos com experiências musicais distintas e deu vida ao Grupo Chorus. As diversas vivências musicais trazidas por cada integrante, trouxe ao grupo a diversidade no repertório e a performance marcante em cada apresentação.

Integrantes

Grupo Chorus

Grupo Chorus

Miriam Hosokawa - Soprano

Miriam Hosokawa - Soprano

Jerusa Leal - Mezzo Soprano

Jerusa Leal - Mezzo Soprano

Érica Ribeiro - Contralto

Érica Ribeiro - Contralto

Tiago Fuganti - Tenor

Tiago Fuganti - Tenor

Tiago Chad - Tenor

Tiago Chad - Tenor

Vinícius Batista - Barítono

Vinícius Batista - Barítono

Tânia Silveira - Diretora Musical

Tânia Silveira - Diretora Musical

História

O Chorus é um grupo vocal com DNA paulista e coração paranaense. Em 1992, um grupo de cantores se formou atendendo ao pedido de uma noiva para cantar em seu casamento. Nasceu o Grupo Chorus e a partir daí nunca mais parou. Das músicas eruditas e sacras tocadas nos casamentos, seus integrantes começaram trazer suas influências e repertórios individuais, abrindo novos horizontes para a música vocal do grupo. Em sua trajetória, empolgou plateias com espetáculos como ‘Yes, Samba e Jazz’, ‘Tempos de Amor’, ‘De Volta pra Casa’, ‘Radiola In Cena’ e ‘Tributo a Vinícius de Moraes’. Participou de concursos no Brasil e exterior, interpretou o tema musical da série de ginástica da Seleção Brasileira na ‘Copa Quatro Continentes de Ginástica Rítmica’, que culminou na medalha de ouro para o Brasil. Produziram cinco CDs independentes e em 2010 realizaram seu primeiro trabalho junto a uma gravadora, o CD ‘Brazilian Vocal’ gravado pela Tupi Records e produzido pela Tupiniquim, cujo lançamento foi um grande show em Londrina com a participação especial de Yamandú Costa. O Grupo Chorus tem por essência cantar a música de qualidade incentivando a formação de plateias, expandindo os restritos conceitos musicais impostos pela mídia. Nos últimos anos, o grupo também se apresentou no Chile e Uruguai, além de festivais na Argentina, Venezuela, Colômbia, Áustria, China e, é claro, no Brasil.

História

Premiações

Em julho de 2009, o Grupo Chorus participou do I Concurso Nacional de Corais na cidade de Serra Negra – SP. Concorrendo com 32 grupos de vários estados (Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro), o Chorus conquistou o 2º lugar no concurso. Em 2010, o grupo participou do 6th World Choir Games, as olimpíadas do canto coral, em Shaoxing na China. O evento é organizado pela Interkultur Foundation (Alemanha) e contou com cerca de 42 coros de vários países inscritos na categoria ‘Música Popular’ disputada pelo Chorus. A interpretação do Grupo Chorus, juntamente com uma performance diferenciada da música brasileira, conquistou o 1º lugar – Diploma de Ouro – para o Brasil. Em 2011, tendo sido campeões em 2010 na China, o Chorus foi automaticamente classificado para o Grand Prix of Choral Music em Graz, na Áustria. Concorrendo com os demais campeões, o grupo conquistou o 3º lugar na categoria Pop/Jazz.

Premiações